A Era dos Profetas Digitais…

Você já reparou a quantidade de jovens que se consideram expert em marketing digitais no seu Instagram? Muitos prometem resultados milagrosos por meio de receitas e e-books/vídeos que irão triplicar as vendas de sua empresa. Se você ainda não encontrou nenhum, olhe com cuidado, logo você encontrará um deles. Seja qual região você mora, eles estão em todos os cantos do Brasil, de norte a sul. Eu os intitulo de PROFETAS DIGITAIS. Nem sei se esse termo existe, ou se acabei de inventar.

Contudo, antes de expor minha visão sobre o assunto, enxergo que o mercado é para todos e não há apenas um dono da razão, mas acredito por experiência que, para ser um consultor ou dar dicas para uma outra empresa, a pessoa (no caso quem dá a dica) necessariamente tenha que ter a soma: Experiência de mercado/profissional + Conteúdo teórico + Vivência positivas e negativas. Bom, é aí que está o problema.

A grande maioria desses “PROFETAS DIGITAIS” fazem parte da geração millenials que possuem entre 18 e 24 anos, não tem uma formação acadêmica, experiência, vivência e conteúdo de mercado, fazendo vídeos com “dicas” de como a empresa pode triplicar dinheiro, vendendo fórmulas como se fosse uma receita de bolo.

Estou há 13 anos trabalhando “in loco” na área de Marketing e Comunicação em grandes centros empresariais, tenho acompanhado de perto a transformação do mercado publicitário para “Era Digital”. Trabalhei diretamente com projetos para grandes clientes, mas também projetos para a pequenos negócios ou comércio.

Constatei o crescimento dessas fórmulas e comecei a refletir sobre a minha experiência, até quantificar o número ações/projetos On e Offline que trabalhei em toda minha carreira. Sinceramente perdi as contas, e nesse mesmo pensamento, procurei encontrar alguma semelhança que desse para criar uma fórmula de sucesso, que bastasse apenas replicar para outro cliente e pronto! Sucesso Garantido.

No fim descobri que não há uma fórmula para sua empresa ter sucesso, pois existem inúmeras variáveis de macro e micro ambiente que afetam empresa, resumindo apenas um post lindo segmentado corretamente não vai fazer você vender mais.

Nessa altura, você deve estar tentando encontrar alguém do seu Instagram que se encaixe nesse perfil, certo? Pois bem, analisando esses perfis descobri algumas características incomuns, que irão ajudar você a identificar um, caso ainda não tenha o encontrado:

1- Criam um bom COPY. Um bom PROFETA DIGITAL, precisa ter uma boa argumentação. O que eles fazem? Escolhem um assunto determinado no qual ele quer se intitular “especialista”, listam todas as possíveis “dores” e criam gatilhos mentais para esse público alvo. No caso, usarei como exemplo donos de Academias e listo as suas “dores”: Falta de alunos, baixa número de matrículas no inverno… etc. Daí surge o gatilho: Chegou o inverno e não consegue aumentar o número de matrículas da sua academia? Esse vídeo pode te ajudar.

2 Desenvolva um “speech de venda”. Eles sempre têm a resposta na ponta da língua, para isso basta criar perguntas e respostas do que as pessoas teriam dúvidas, sempre falando com firmeza e convicção. Um exemplo, veja filme “O Lobo de Wall Street” no qual ele cria um speech de vendas, distribui para um bando de pessoas fracassadas que só precisam seguir o que ele escreveu.

3 O segredo é transmitir sucesso no Instagram. Mesmo que eles não tenham 1 tostão e não fizeram nenhuma empresa decolar, eles transmitirão sucesso. Eles sabem que as pessoas gostam de se espelhar em alguém, elas pensam: “O cara que tá ganhando dinheiro, tem sucesso e tá vendendo um fórmula pra isso, vou comprar! ”. É a velha oferta e demanda.

4 Fazer vídeos para stories sem muita produção. Ninguém precisa saber que você fez as etapas acima, ou que refez o vídeo 500 vezes, ele apenas precisa parecer autêntico e assim transmitir “domínio sobre o assunto”, assim você pensa que aquilo é tão fácil e natural para ele como tomar um copo d’água. Geralmente eles levantam o celular como se fosse fazer um selfie, utiliza aquele fone de ouvido de celular para melhorar a voz e replica o speech que escreveu buscando interação com alguns seguidores comprados.

5 Não possuem um LinkedIn. Todo especialista de Marketing Digital tem que estar ligado em TODAS as Redes Sociais, correto? Porém não é bem assim. Inventar informação no LinkedIn é muito mais difícil do que no Instagram, pois existe muito mais pontos de verificação como a parte acadêmica, as empresas nas quais ele atuou, resultados e depoimentos de profissionais. Percebi que muitos intitulados especialistas em Marketing Digital não possui um LinkedIn. Quando possuem, são mais vazios do que de pessoas que estão começando a carreira.

Claro que no meio dos PROFETAS DIGITAIS, existem ótimos profissionais, que realmente estudaram e entregam grandes resultados para empresas na qual atuam, até sigo alguns para aprender e trocar experiências. Então, quando aparecer um PROFETA DIGITAL patrocinado na sua Timeline do Instagram, verifique o LinkedIn, veja as empresas que ele atendeu, o tempo de experiência, quais resultados reais ele entregou.

Estamos vivendo numa era de FAKE NEWS não só de notícias, mas também de resultados, currículos profissionais e de pessoas. Portanto, ficar atento fará você economizar tempo, dinheiro e sua paciência.

Author avatar
Valori
https://agenciavalori.com.br

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Valori

    Digital
    Marketing
    Comunicação
  • Endereço

    R. Magda Perona Frossard, 770
    Sala 25 Ribeirão Preto/ SP
© 2020, Criado com ♥ pelo time da @Valori
Todos os direitos reservados
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato